A cirurgia de prótese do joelho, ou artroplastia total do joelho, é um procedimento cirúrgico de grande porte que visa aliviar a dor e devolver as funções desta articulação.
É indicada, principalmente, para casos de artrose nos quais o paciente possui dor e limitação para realizar atividades do dia a dia.
A artrose no joelho pode se desenvolver por diversas causas, por exemplo:
- Pós traumática;
- Sequela de fratura;
- Doenças inflamatórias;
- Deformidades angulares que não receberam tratamento prévio.
Normalmente, a cirurgia de prótese do joelho é um procedimento indicado para pacientes mais velhos, principalmente, acima de 50 anos.
No entanto, o ideal é executá-lo em pacientes com idade ainda mais avançada, idealmente acima de 60-65 anos.
Além disso, a indicação para esta cirurgia está relacionada a diversos fatores que devem ser criteriosamente avaliados, como idade do paciente, grau da artrose, limitação de atividades do dia a dia e quais atividades o paciente realiza.
Como será a cirurgia para colocação de prótese no joelho?
A cirurgia visa retirar a superfície articular desgastada e substituir por metal no fêmur e na tíbia, sendo que entre eles colocamos uma superfície de polietileno.
O procedimento dura em média 2 horas, mas esse tempo pode variar de acordo com a dificuldade imposta pela complexidade de cada caso.
A anestesia utilizada irá depender muito da opção do médico anestesista ao avaliar o paciente. No entanto, normalmente, realizamos a raquianestesia (punção na região lombar) e sedação.
Após a cirurgia, podemos encaminhar o paciente para reabilitação na enfermaria ou em UTI.
Em média, os pacientes recebem alta após permanecer 2 a 3 dias no quarto.
A cirurgia apresenta riscos?
Assim como qualquer procedimento, a cirurgia de colocação de prótese no joelho envolve alguns riscos, como por exemplo, infecção, trombose e tromboembolismo pulmonar.
Apesar da porcentagem destas complicações ocorrerem ser baixa, é necessário estar sempre atento.
Quais cuidados o paciente deverá tomar após a colocação de prótese no joelho?
No pós operatório, o paciente, poderá andar com auxílio de andador.
Além disso, no dia seguinte à cirurgia poderá apoiar o membro operado e dobrar e esticar a perna, conforme a dor permitir.
Indicamos também o uso de meias de compressão e anticoagulante por um período de 15 a 20 dias para reduzir o risco de complicações cardiovasculares.
No geral, o médico realiza a troca dos curativos até a retirada dos pontos que ocorre de 14 a 21 dias após a cirurgia.
Recuperação após colocação da prótese
A recuperação completa do paciente varia de caso para caso, conforme a complexidade da cirurgia e a dedicação do paciente na reabilitação.
No geral, este processo irá levar de 3 a 6 meses, mas será necessário fazer um acompanhamento regular com cirurgião.
Neste processo, será importante a execução de fisioterapia de modo a aliviar a dor, o inchaço, fortalecer os músculos e melhorar os movimentos do joelho.
Quanto tempo dura a prótese de joelho?
A duração da prótese depende do quanto ela é sobrecarregada, principalmente, com atividades do dia a dia.
No geral, se não houver complicações que obriguem a troca precoce, a prótese pode durar em média 10-15 anos.
Entretanto, será essencial fazer o acompanhamento regular com cirurgião para avaliar periodicamente a condição da prótese.
Precisamos ter em mente que esta é uma cirurgia complexa e devemos programá-la adequadamente.
O ortopedista especialista em joelho será o responsável por avaliar minuciosamente cada caso e fazer o planejamento adequado do procedimento.
Além disso, ele orientará o paciente em todo o pré e pós operatório de modo a garantir uma melhor recuperação.
No entanto, uma vez bem realizada, a cirurgia de colocação de prótese no joelho é muito eficaz e devolve a qualidade de vida e bem estar ao paciente.
Então, caso você tenha dúvidas em relação a este procedimento, consulte um ortopedista especialista em joelho para lhe dar as devidas informações e orientações.