Lesão no menisco: por que ocorre e como tratar?

Dr-lucas-cordeiro-lesao-menisco

A lesão no menisco causa dor e pode afetar a movimentação dos joelhos, merecendo atenção especial em seu diagnóstico e tratamento.

Os meniscos são estruturas cartilaginosas em forma de meia lua que recobrem aproximadamente 70% da superfície do joelho e ficam localizados entre a tíbia e o fêmur. Possuem como principais funções a transmissão de forças e a absorção do impacto que os joelhos sofrem no dia a dia.

Dr-lucas-cordeiro-especialista-joelho

A lesão no menisco costuma ser comum, principalmente em homens acima de 40 anos. Apesar disso, cada caso é muito particular e demanda atenção individual. Por isso, o diagnóstico correto é essencial para adoção de um tratamento eficaz.

Por que a lesão no menisco ocorre?

No geral, estas lesões podem ocorrer devido um trauma ou por conta da degeneração da estrutura que acontece, principalmente, com o passar da idade.

As lesões isoladas do menisco ocorrem devido à força de rotação e cisalhamento do joelho. Isso pode acontecer em diversas ocasiões, por exemplo, ao ajoelhar-se, carregar peso excessivo, nos movimentos de aceleração e desaceleração rápidos, nos saltos e mudanças de direção.

No geral, grande parte destas lesões ocorrem ao praticar esportes de contato, como lutas, futebol, voley e basquete.

Além disso, com o passar do tempo, é normal que os meniscos apresentem lesões degenerativas e fiquem mais frágeis, causando alguns sintomas indesejáveis ao paciente.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma de uma lesão no menisco será a dor que o paciente pode sentir na parte da frente e/ou lateral do joelho.

Normalmente, esta dor se agrava quando o indivíduo faz alguns movimentos, como subir e descer escadas.

Além disso, a lesão no menisco pode causar um derrame articular no joelho, ou seja, um sangramento dentro da articulação ou aumento do líquido sinovial, causando inchaço na região.

Dependendo da lesão sofrida pelo paciente, ele pode também apresentar um bloqueio do movimento do joelho, dificultando sua locomoção.

Como é o diagnóstico da lesão no menisco?

Fazemos o diagnóstico da lesão no menisco com base na história clínica do paciente, exame físico e exames de imagem, principalmente a ressonância magnética.

Esta etapa do diagnóstico é muito importante para identificar o tipo exato da lesão e quais as suas causas. Assim, o tratamento adequado irá depender de um diagnóstico bem executado.

Tratamento para a lesão no menisco

O tratamento destas lesões deve ser personalizado de acordo com cada paciente e o padrão da lesão.

Normalmente, iniciamos com tratamento não cirúrgico, no qual recomendamos o uso de analgésicos, anti-inflamatórios, execução de compressas com gelo e fisioterapia.

Caso estas ações não proporcionem uma melhora da dor e, dependendo da lesão meniscal, podemos indicar a execução da artroscopia, uma cirurgia feita por vídeo, menos invasiva que as cirurgias abertas.

Dr-lucas-cordeiro-cirurgia-joelho

Em casos mais graves de rompimento do menisco, podemos indicar a artroscopia imediatamente, de modo a garantir uma recuperação mais rápida do indivíduo.

Além disso, para pacientes mais idosos com quadro degenerativo, a infiltração pode ser uma aliada no tratamento.

Uma dúvida comum é sobre o tempo de recuperação após início do tratamento ou execução da cirurgia.

Apesar de cada caso ser muito particular, normalmente, o paciente pode retomar suas atividades de 1 a 4 meses após início do tratamento e isso será avaliado pelo ortopedista especialista em joelho responsável pela sua reabilitação.

Como prevenir estas lesões?

A prevenção da lesão no menisco está relacionada ao fortalecimento dos músculos que protegem os joelhos, de modo a evitar que a articulação sofra com a sobrecarga e os impactos de nossas atividades.

Existem treinamentos específicos para tal e será essencial contar com um profissional capacitado para passar as devidas orientações.

Caso você sinta dores, inchaço e alteração no funcionamento normal do seu joelho, procure um ortopedista especialista para lhe examinar e dar as devidas orientações.

Tabela de Conteúdo

Picture of Dr Lucas Cordeiro

Dr Lucas Cordeiro

Dr. Lucas Cordeiro é médico ortopedista e traumatologista especialista em Joelho.

Ler mais artigos

Procurando por um especialista em joelhos?

Agende sua consulta

Ortopedia SantanaCor

Rua Banco das Palmas n°401 Santana, São Paulo/SP

Consultório Médico

Praça Amadeu Amaral nº 47 Conj. 103, Bela Vista, São Paulo/SP

Instituto TRATA

Praça Amadeu Amaral nº 47 Conj. 103, Bela Vista, São Paulo/SP