Sinto dor no joelho, o que pode ser?

Dr-lucas-cordeiro-ortopedista-dor-no-joelho

A dor no joelho é uma condição bastante incômoda que pode afetar pacientes de todas as idades.

Este incômodo pode ter diversas causas, como por exemplo, um ligamento rompido, uma lesão menisco, lesão cartilagem, uma artrose, dentre outros motivos.

Será essencial procurar um médico ortopedista ao sentir sintomas no joelho para que um diagnóstico adequado seja feito.

No entanto, o que ocorre é que muitos pacientes ficam em dúvida até que ponto esta dor é normal e quando ela é um sinal de alerta.

Neste texto, falaremos mais sobre este assunto.

Quando procurar um ortopedista especialista em joelho?

Inicialmente, devemos lembrar que sentir dor no joelho não é normal. Claro que podemos ter algumas dores passageiras, mas, no geral, ela costuma ser um sinal de alerta.

Então, em casos nos quais a dor ocorra após uma entorse ou trauma direto (queda, por exemplo) e evolua com limitação para andar e/ou dobrar o joelho, será importante procurar o quanto antes um pronto atendimento para avaliação inicial.

Além disso, se o paciente também não teve trauma, mas apresenta história de aumento de volume do joelho, calor, vermelhidão e febre, deve procurar o atendimento ortopédico.

Para casos nos quais o paciente apresente dor persistente sem história de trauma, mas tal dor esteja impossibilitando-o de realizar atividade cotidianas, também será preciso procurar um especialista para avaliação.

Para amenizar a dor temporariamente até que consiga procurar ajuda médica, será possível fazer compressas de gelo caso o paciente não tenha história de trauma ou tenha um trauma ou entorse, mas consiga apoiar o membro acometido.

Dr-lucas-cordeiro-ortopedista-especialista-joelho

Todavia, lembramos que se houver história de trauma, febre e aumento volume do joelho, o paciente deverá procurar o pronto atendimento o quanto antes.

Quais as causas mais corriqueiras de dor no joelho?

As principais causas da dor no joelho podem ser:

  • Traumáticas;
  • Microtraumáticas por sobreuso;
  • Não traumáticas associadas a sinais e sintomas sistêmicos.

Lesões traumáticas

Normalmente, nestes casos o paciente se direciona ao pronto-socorro ortopédico com uma lesão aguda e significativa limitação funcional.

Assim, podem ter ocorrido traumas diretos, indiretos ou politraumas. Além disso, geralmente, o paciente apresentará algum sinal importante como edema, equimose, estalido, bloqueio ou derrame articular.

De acordo com a estrutura lesada poderemos diagnosticar:

  • Contusão;
  • Fratura;
  • Entorse;
  • Ruptura ligamentar ou tendinosa;
  • Luxação;
  • Lesão muscular, meniscal, condral ou osteocondral.

Além disso, quanto maior for a energia do trauma, mais estruturais podem lesionar.

Lesões por sobreuso

Este tipo de lesão pode se manifestar como uma dor no início, durante ou após as atividades físicas ou labrativas podendo, inclusive, ocorrer perda de performance no caso de esportes  e acometimento da funcionalidade diária do paciente.

Os diagnósticos são variados e dependem do local da dor e da estrutura acometida.

Quando paciente tiver dor na frente do joelho podemos chegar a diagnósticos como dor patelofemoral, tendinopatia patelar e/ou quadríceps, instabilidade patelofemoral, inflamação da tuberosidade tibial (paciente em crescimento).

Nos casos de dor na parte de fora do joelho podemos indicar a síndrome da banda iliotibial (comum em corredores), lesão menisco lateral, lesão ligamentar, artrose e tendinopatias.

A dor na parte de dentro do joelho pode ser decorrente da lesão meniscal medial ou tendinopatia dos tendões flexores, artrose.

Já a dor atrás do joelho pode indicar tendinite, presença de cisto poplíteo (cisto de Baker) 

Dores não traumáticas

Estas dores podem decorrer por diversas causas, por exemplo:

  • Causas inflamatórias, como a artrite reumatoide ou artrite por deposição de cristais (gota e pseudogota);
  • Infecção, como artrite séptica;
  • Etiologia oncológica.

Nestes casos, a presença de alguns sintomas são sinais de alerta, como febre, aumento de volume do joelho, calafrios, sudorese noturna e perda de peso sem explicação deve nos atentar para este grupo.

Além disso, a dor é insidiosa e contínua e não tem relação com a sobrecarga. Pode ocorrer também rigidez ao amanhecer e acometimento de outras articulações, principalmente nas mãos, nos casos de artrite inflamatória.

Como será o diagnóstico para chegar na causa da dor no joelho?

O diagnóstico deverá basear-se na história clínica na qual buscaremos compreender algumas questões, por exemplo:

  • Como é a dor?
  • Quando iniciou o quadro?
  • Houve algum trauma?
  • Possui febre?
  • Há queixa de limitação da movimentação ou queixa de falseio?

Normalmente, fazemos uma radiografia do joelho e, posteriormente, a depender do quadro clínico, poderemos solicitar outros exames de imagem, como tomografia, ressonância magnética ou ultrassonografia.

Dr-lucas-cordeiro-ortopedista-tratamento-joelho

Tratamento e prevenção das dores no joelho

O tratamento será definido de acordo com a causa da dor.

Por exemplo, tendinites, condromalácia e cisto de backer têm tratamento conservador com analgesia (anti-inflamatório e/ou analgésico), fisioterapia e fortalecimento.

Já a artrose do joelho podemos tratar inicialmente de forma conservadora com perda de peso e exercícios físicos aeróbicos e resistidos orientados, uso de palmilhas para correção de pequenos desvios de eixo e auxiliares de marcha para reduzir a descarga de peso.

Todavia, quando não houver melhora, podemos discutir opções mais invasivas, como o bloqueio nervoso ou infiltração articular.

Caso ainda assim a dor no joelho do paciente persista, poderemos orientá-lo para realização de cirurgias. 

Em casos de lesão dos ligamentos, do menisco ou da cartilagem, poderemos adotar um tratamento conservador ou cirúrgico a depender do quadro clínico.

Se houver dor persistente, sintomas de falseio, limitação do arco de movimento e tal quadro for compatível com a lesão em questão, podemos indicar tratamento cirúrgico direcionado.

Já em relação à prevenção das dores, podemos indicar, principalmente, a perda de peso, fortalecimento muscular e alongamento.

Devemos ressaltar a complexidade e importância do joelho para a movimentação e qualidade de vida. Assim, não deixe de procurar um ortopedista especialista em joelho para lhe auxiliar caso tenha desconfortos ou dores no joelho.

Quanto antes você fizer o diagnóstico, maiores serão as possibilidades de tratamento e recuperação de seu bem estar.

Fonte: Livro Tratado de Dor (SBOT 2019).

Tabela de Conteúdo

Picture of Dr Lucas Cordeiro

Dr Lucas Cordeiro

Dr. Lucas Cordeiro é médico ortopedista e traumatologista especialista em Joelho.

Ler mais artigos

Procurando por um especialista em joelhos?

Agende sua consulta

Ortopedia SantanaCor

Rua Banco das Palmas n°401 Santana, São Paulo/SP

Consultório Médico

Praça Amadeu Amaral nº 47 Conj. 103, Bela Vista, São Paulo/SP

Instituto TRATA

Praça Amadeu Amaral nº 47 Conj. 103, Bela Vista, São Paulo/SP