CIRURGIA DO JOELHO

Dr. Lucas Cordeiro

Cirurgia do joelho

A cirurgia do joelho tem como objetivo restabelecer as condições das estruturas afetadas, devolvendo os movimentos da região e reduzindo a dor do paciente.

Assim, será realizada em diversos casos, principalmente quando os tratamentos clínicos não forem eficazes.

As cirurgias de joelho podem ser necessárias, por exemplo, nos seguintes casos:

Grande parte das cirurgias demandarão um estudo prévio que será feito pelo médico com intuito de identificar as particularidades do paciente. Isso porque, cada caso será único e demandará técnicas diferentes de cirurgia.

Quais as diferentes opções de cirurgia do joelho que poderão ser executadas

As cirurgias do joelho são realizadas em centro cirúrgico, quase sempre com anestesia geral ou raquianestesia e sedação.

Existem diferentes tipos de cirurgia no joelho e cada técnica será utilizada conforme as diferentes necessidades.

Osteotomia

No geral, a osteotomia é um procedimento indicado para pacientes com  mau alinhamento do joelho e que apresentem dor e deficit funcional secundários a deformidade

Dessa maneira, nesta cirurgia será feito um corte no osso para correção do eixo e do propiciando melhor alinhamento do membro e menor sobrecarga articular. Poderá ser necessário adicionar ou remover uma cunha óssea para auxiliar na correção.

A osteotomia normalmente é indicada para pacientes jovens, que não tenham excesso de peso e que tenham boa mobilidade.

Artroscopia

A artroscopia é um procedimento no qual uma pequena câmera e pequenos instrumentos são introduzidos na região do joelho a partir de pequenos orifícios feitos na pele.

Além de ser usado para examinar com mais detalhes a região, este procedimento minimamente invasivo poderá ser usado para tratar diversas lesões.

Por exemplo, será possível remover tecidos danificados, fragmentos de cartilagem, reparar lesões de ligamentos, dentre outras ações conforme a necessidade.

Pode-se dizer que a artroscopia foi responsável por um grande salto de qualidade nas cirurgias de joelho que, antes, deveriam ser feitas de maneira aberta tradicional.

Artroplastia – Prótese de joelho

A artroplastia é a cirurgia de substituição de uma articulação desgastada e dolorosa. A prótese é composta por elementos metálicos e sintéticos.

Assim, esta articulação danificada é substituída por novos componentes de modo a reestabelecer suas funções e promover o alívio da dor.  

Dependendo de cada caso, poderá ser necessária a substituição total do joelho ou somente de uma parte da articulação.

Atualmente, existem uma ampla gama de implantes disponíveis e a escolha do modelo correto será feito pelo médico especialista em joelho com base no quadro clínico e análise radiográfica da articulação acometida.

Reconstrução ligamentar

Os ligamentos são estruturas fundamentais para estabilidade de uma articulação. No caso do joelho, temos pelo menos 4 ligamentos com grande importância na estabilidade articular. Quando lesionados, podem cicatrizar adequadamente ou cicatrizar irregularmente e, neste caso, a instabilidade na articulação permanecerá. Assim, após adequada avaliação por especialista pode ser necessário reconstrucao ligamentar.

As cirurgias para reconstrução dos ligamentos, geralmente, são feitas por meio da artroscopia.

Neste procedimento, o ligamento rompido é substituído por um enxerto que, normalmente, é retirado do corpo do próprio paciente. Em linhas gerais, são utilizadas partes dos tendões flexores (semitendineo e gracil) e do tendão patelar ou tendão quadriciptal.

Esta cirurgia poderá ser feita em pacientes jovens e ativos, mas também em pacientes com idade mais avançadas que não pretendem interromper suas atividades esportivas, por exemplo.

Como será o pós operatório da cirurgia do joelho

O pós operatório e a recuperação de uma cirurgia de joelho irá depender do procedimento realizado e da extensão da lesão.

Independentemente da cirurgia realizada, seguir as orientações do médico no pós-operatório será essencial para garantir uma recuperação eficaz.

No geral, o joelho ficará imobilizado com curativo e alguns cuidados serão necessários, como por exemplo:

Assim, já nos primeiros dias a fisioterapia será essencial para garantir a recuperação dos movimentos.

Todavia, a recuperação total virá com o tempo e irá depender das condições de cada paciente.

O mais importante será contar sempre com o acompanhamento do ortopedista e demais profissionais da equipe responsável pela reabilitação.

Procurando por um especialista em joelhos?

Agende sua consulta

Traumacor

Rua Banco das Palmas n°401 Santana, São Paulo/SP

Consultório Médico

Praça Amadeu Amaral nº 47 Conj. 103, Bela Vista, São Paulo/SP