Infiltração no joelho
Tratamentos
Últimos Artigos
Dr. Lucas Cordeiro
Infiltração no joelho
Punção articular do joelho é uma técnica que visa diagnóstico e tratamento de doenças articulares.
Através da punção podemos, por exemplo, retirar líquido do local para análise e/ou simplesmente drenar excesso de líquido do joelho.
Também por uma punção articular podemos realizar infiltração de medicamentos com objetivo de diminuir a dor possibilitando, assim, reduzir uso de medicamentos via oral tais como opióides e antiinflamatórios.
Além disso, amenizar a dor facilitará todo processo de reabilitação do paciente.
A infiltração pode ser utilizada em diversas patologias, porém, visando melhor abordagem para o paciente, costumamos reservar tal procedimento quando ele não responde bem ao tratamento conservador com reabilitação, medicações orais ou quando o paciente apresenta contra-indicações a utilização de medicamentos via oral.
Quais lesões do joelho podem ser tratadas pela infiltração?
A infiltração do joelho poderá ser uma técnica auxiliar a demais tratamentos e caberá ao médico ortopedista indicar o procedimento com base no quadro clínico de cada paciente.
Diversas serão as lesões do joelho que poderão ser tratadas de forma auxiliar com as infiltrações, por exemplo:
- Artroses;
- Condromalácia da patela;
- Após procedimentos cirúrgicos
Quais substâncias são utilizadas na infiltração no joelho?
O médico ortopedista irá escolher medicamento adequado para a infiltração com base no diagnóstico do paciente e o objetivo do procedimento.
Entre as principais substâncias utilizadas temos:
Ácido Hialurônico
Este é o principal componente do líquido sinovial que tem função de lubrificar e nutrir as articulações. A injeção intra-articular de ácido hialurônico visa redução da dor e melhora da função da articulação.
A injeção de ácido hialurônico pode ser utilizada em diversas doenças articulares tais como: condropatia patelar, artrose do joelho (quando paciente não deseja operar ou cirurgia não é indicada).
O procedimento de infiltração de ácido hialurônico, quando feito dentro da articulação, é também conhecido como viscossuplementação.
Corticóide
As injeções com corticóide tem um potente efeito analgesico e anti-inflamatório. Permitindo melhora da dor e auxiliando o processo de reabilitação.
Anestésicos
Esta substância provoca o alívio rápido, mas provisório da dor. Muitas vezes, são utilizados associados a outras substâncias, como corticoides, por exemplo.
Como é feita a infiltração no joelho?
A infiltração pode ser feita em consultório ou centro cirúrgico sob condições controladas de higiene, de modo a evitar infecções.
No geral, o procedimento tende a ser rápido e pouco doloroso.
Após o procedimento, orientamos evitar esforço físico excessivo por 24-48hs.
Além disso, poderá ocorrer inchaço e dor no local, que serão controlados com compressas de gelo e medicação.
Quais resultados da infiltração no joelho?
Após a execução da infiltração, os efeitos poderão demorar algumas semanas para aparecerem e poderão durar por semanas a meses, a depender do problema articular que o paciente apresenta.
Em linhas gerais, a infiltração no joelho é um procedimento com baixo risco de efeitos colaterais e infecções.
O retorno às atividades, por exemplo os exercícios físicos, dependerá da recuperação de cada paciente e será o médico ortopedista o mais indicado para avaliar as condições de cada pessoa.
É importante frisar que a infiltração trará uma série de benefícios aos pacientes, mas deverá ser associada a um tratamento amplo, que deverá abranger fortalecimento muscular e fisioterapia, por exemplo.
Ao sinal de dores no joelho, procure um médico especialista que poderá fazer um diagnóstico mais abrangente e indicará os tratamentos adequados para o seu caso.