ORTOPEDIA
Tratamentos
Últimos Artigos
Dr. Lucas Cordeiro
Ortopedia
A Ortopedia é a área da medicina responsável por estudar e tratar doenças, deformidades e lesões dos ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações.
Assim, o médico ortopedista é um especialista que possui preparo para realização de diagnóstico, tratamentos e cirurgias destas estruturas.
Assim como diversas profissões e as demais áreas médicas o Ortopedista está em constante atualização profissional a fim de proporcionar o melhor tratamento seja clínico ou cirúrgico a seus pacientes
O que trata um médico ortopedista
O médico especialista em ortopedia irá tratar as doenças congênitas (doenças de nascença) e doenças degenerativas (que ocorrem ao longo do envelhecimento).
Além disso, este profissional trata as lesões que ocorrem ao longo da vida, por exemplo, devido a prática de esportes, diversos acidentes (quedas, acidentes de trabalho, acidentes de trânsito).
A área de atuação do médico ortopedista é bastante ampla e ele costuma atender pessoas de todas as idades com base em sua sub especialidade, que pode ser:
- Ombro e Cotovelo;
- Mão e Microcirurgia;
- Coluna Vertebral;
- Quadril;
- Pé e tornozelo;
- Ortopedia pediátrica;
- Trauma e fixador externo
Quando procurar um especialista em ortopedia?
Será importante procurar um médico ortopedista quando o paciente sentir dor ou limitações nos membros superiores, membros inferiores, coluna.
Assim, os seguintes sintomas deverão alertar paciente a procurar auxílio médico:
- Dores constantes;
- Inchaços e inflamações;
- Deformidades;
- Formigamentos;
- Falseios.
É essencial lembrar que não é comum sentir dores ou incômodos. Sendo assim, a qualquer sinal de alterações é válido procurar um médico ortopedista.
Isso porque, quanto antes o diagnóstico for feito, maiores serão as chances de sucesso do tratamento.
Como é uma consulta com um ortopedista
A consulta com o especialista em ortopedia deverá ser abrangente.
O médico irá avaliar a queixa do paciente, bem como seus hábitos e contexto social. Isso será importante para identificar não só o problema em si, mas também as possíveis causas.
Após a consulta, possivelmente o médico irá solicitar a realização de exames para avaliar mais a fundo o quadro do paciente.
Com isso, será possível fazer um diagnóstico preciso, de modo a adotar as melhores formas de tratamento para cada caso.
O tratamento na ortopedia normalmente é multidisciplinar, ou seja, abrange diversos profissionais.
Assim, de acordo com o quadro clínico do paciente, ele poderá ter que fazer uso de medicamentos, fisioterapia, exercícios físicos.
Além disso, poderá ocorrer a necessidade da realização de tratamentos mais específicos, como as infiltrações ou até mesmo cirurgia.
O ortopedista fará também o acompanhamento de seu paciente durante toda sua recuperação. Assim, o aconselhará sobre as atividades que ele poderá ou não realizar de modo a recuperar o quanto antes sua qualidade de vida.